terça-feira, 27 de setembro de 2011

Projeto Ciliar Só-Rio Acre

Exemplo de matas ciliares nas margens dos rios

Aprovado em 2008 pelo CNPq, com orçamento de 200.000 reais, o projeto Ciliar Só-Rio Acre vem desenvolvendo uma série de estudos inéditos na mata ciliar do Rio Acre.
Provavelmente trata-se do projeto mais abrangente realizado nessa tipologia florestal e que permitiu esclarecer uma série de lacunas científicas.

Somente para se ter uma idéia, foi a partir desses estudos que se concebeu uma nova metodologia para cálculo do Índice de Valor de Importância para mata ciliar, denominado pela equipe de pesquisadores de IVI-Mata Ciliar, que permite chegar a uma lista das 20 espécies florestais de maior importância para serem usadas em projetos de restauração florestal da mata ciliar nos oito municípios cortados pelo Rio Acre.

Outra inovação tecnológica importante foi a definição da largura técnica para a mata ciliar em cada cidade. A definição da largura da mata ciliar, para ir além do que estabelece o Código Florestal, é motivo de discussões profundas.

O Ciliar contribuiu de maneira significativa. 
Finalmente o Ciliar também irá ajudar na legislação municipal para mata ciliar. Com um amplo Programa de Extensão Florestal os pesquisadores estão mostrando para os vereadores de todos os municípios os resultados das pesquisas e a importância de uma Lei Municipal da Mata Ciliar.

 (fonte: Associação Andiroba)



E o que é mata ciliar?
Mata ciliar é a formação vegetal localizada nas margens dos rios, córregos, lagos, represas e nascentes. Considerada pelo Código Florestal Federal como "área de preservação permanente", com diversas funções ambientais, devendo respeitar uma extensão específica de acordo com a largura do rio, lago, represa ou nascente. A degradação das matas ciliares pode causar desde a escassez de água até a erosão das margens e o consequente assoreamento dos rios.

Nenhum comentário: